Móveis produzidos com madeira de demolição

Móveis produzidos com madeira de demolição

Ao pensarmos em móveis produzidos com madeira de demolição ainda os vinculamos com um estilo bastante rústico, porém isso não é regra, pois há alguns anos a madeira de demolição e o móvel produzido a partir dela apareceram para o mercado, caindo no gosto de designers e arquitetos, que fazem uso dos mesmos em ambientações bem modernas, com a intenção de quebrar a padronização causada pelo mobiliário feito em série.  No momento podemos afirmar que o Design ganhou força neste seguimento, exercendo o mesmo nível de atração que a madeira por si já proporcionava ao consumidor.

Nos dias atuais, podemos estar em uma cidadezinha interiorana ou mesmo em uma metrópole, no campo ou em casas e apartamentos urbanos, rústicos ou de fino acabamento, a presença de móveis de madeira provenientes da demolição é uma constante.

Uma das madeiras preferidas é a peroba rosa, nativa da região sul do país, a qual no passado foi amplamente empregada em construções como casas, barracões e tulhas; hoje muitas estão condenadas pelo tempo e até abandonadas em fazendas e sítios, outras urbanas, darão lugar à construções mais modernas. 

Como resultado da demolição destas temos tábuas, caibros e vigas que serão utilizados pela indústria e por artesãos após um longo processo de beneficiamento como retirada de pregos e outros materiais estranhos; estes serão lavados, escovados e separados por tipo e estado de conservação, a partir daí, com o olhar atento do artesão ou marceneiro junto a um bom projeto de design, darão lugar a um móvel único, de personalidade e conceito fortemente disseminado: sustentabilidade.

 

Tipos de acabamento empregado:

No processo de produção com a matéria prima já preparada e separada, estas serão utilizadas de acordo com o acabamento desejado para o móvel, que pode ser:

1- Com restos de tinta:  tornam o móvel bastante rústico, porém o profissional de design pode usá-lo na composição de diversos tipos de ambientes, tanto modernos quanto rústicos.

2- Rústicos: com veios aparentes, efeito obtido através da lavagem com escovas de aço, proporciona aparência envelhecida, porém serve como contra ponto a ambientes modernos decorados com vidros, mármores e porcelanatos.   

3- Maquinados: obtidos através da ação de máquinas como plainas, lixadeiras e politrizes. Ficam muitíssimo bem acompanhados de puxadores clássicos ou modernos como madeira, inox ou até em cristais swarovski.

4- Artesanais: aqui a ação do artesão é preponderante, o material é utilizado em seu estado quase bruto, a forma é obtida pelo olhar do artesão, nesse caso cada peça é única.

   

Valmir Maioline 

Designer de Produtos – resposavel pela Marca OUDIA DI MADEIRA

Deixe uma resposta

Fechar Menu